segunda-feira, 5 de março de 2007

Internet e seu poder, regulamentação e democratizãção da informação

A Internet é a maior das redes. teve inicio na década de 70, ela hoje se espalha por vários países englobando as mais variadas subredes. Muitos computadores fazem parte , hoje da Internet, máquinas de variados portes e rodando os mais variados sistemas operacionais. A internet hoje cobre quatro cantos do planeta formando uma comunidade que possui individuos das mais diversas raças, cre~ças e cultuiras, essa abrang~encia porporciona uma disponibilização de informações em quantidade e qualidade.

A Internet é uma rede comutada a pacotes, istoé, uma mensagem antes de ser transmitidaé, geralmente, quebrada em pequenas mensagens chamadas PACOTES. Al´me de conter uma parte da mensagem original, cada pacotem também informações adicionais como endereço de destino, enddereço de origem e informação de controle. Todo este controle, que assegura que a mensagem transmitida chegue ao seu destino, é feito por um conjunto de protocolos de comunicação conhecido como TCP/IP.

A criação e desenvolvimento da Internet nas três últimas décadas do século xx foram conseqüência de uma fusão singular de estratégia militar, grande cooperação científica, iniciativa tecnológica e inovação contra- cultural. A internet teve origem no trabalho de uma das mais inovadoras instituições de pesquisa do mundo: Agência de projetos de Pesquisa Avançada (ARPA) do departamento de defesa dos EUA. A ARPA empreendeu inúmeras iniciativas ousadas, algumas das quais mudaram a história da tecnologia e anunciaram a chegada da era da informação em grande escala.

Com base na tecnologia de comunicação da troca de pacotes, o sistema tornava a rede independente de centros de comando e controle, para que a mensagem procurasse suas próprias rotas ao longo da rede, sendo remontada para voltar a ter sentido coerente em qualquer ponto da red

Quando, mais tarde, a tecnologias digitais permitiu o empacotamento de todos os tipos de mensagens, inclusive se som, imagens, e dados, criou-se uma rede que era capaz de comunicar seus nós sem usar centros de controles. A universalidade da linguagem digital é pura lógica das redes do sistema de comunicações geraram as condições tecnológicas para a comunicação global horizontal. Em abril de 1995, prenunciando a privatização total da Internet,quando inúmeras ramificações comerciais das redes regionais da NSF uniram forças para formar acordos colaborativos entre redes privadas. Uma vez privatizada, a Internet não contava com nenhuma autoridade supervisora.

Diversas instituições e mecanismos improvisados, criados durante todo o desenvolvimento da Internet, assumiram alguma responsabilidade informal pela coordenação das configurações técnicas e pela corretagem de contratos de atribuição de endereços da Intenet. A função principal de coordenação continua sendo os acordos multilaterais de atribuição de endereços de domínios no mundo inteiro. Apesar da criação , em 1998, de um novo órgão regulador com sede nos EUA ( IANA?ICANN), em 1999 não existia nenhuma autoridade clara e indiscutível sobre a Internet, tanto nos EUA quanto no resto do mundo, sinal das características anarquistas do novo meio de comunicação, tanto tecnológica quanto culturalmente . Para que a rede pudesse sustentar o crescimento exponencial no volume de comunicações, era preciso aprimorar a tecnologia de transmissão.


Por volta de 1990 os não iniciados ainda tinham dificuldades para o uso da Internet. A capacidade de transmissão de gráficos era muito limitada, e era dificílimo localizar e receber informações. Um novo salto tecnológico permitiu a difusão da Internet na sociedade em geral : a criação de um novo aplicativo , a teia mundial ( world wid web) que organizava o teor dos sítios da Internet por informação, e não por localização, oferecendo aos usuários um sistema fácil de pesquisa para procurar as informações desejadas .

Nenhum comentário: