terça-feira, 13 de março de 2007

Convergência das Mídias

A partir do início da revolução digital a comunicação entre os homens tem sofrido inúmeras transformações, desde a criação de novos canais de comunicação, até mudanças nas linguagens de alguns meios.
Para percebermos o âmbito desta transformação é necessário lembrar de outro período determinante para a evolução intelectual da sociedade: a invenção da escrita, uma vez que a partir desta o homem foi capaz de organizar seu pensamento, estruturar seu raciocínio e transmitir o conhecimento, rompendo barreiras do espaço e do tempo, transformando radicalmente a cultura da nossa civilização e a estruturação do pensamento humano.
No entanto, a geração sedenta por interatividade e convergência entre as mídias ainda está em sua pós-adolescência, não compõe a maioria da população, pois esta ainda é formada por pessoas que não estão contagiadas por esta nova forma de compreensão do mundo e por isso sentem dificuldades em participar dele. A maior facilidade das interfaces introduzirá no emprego de novas técnicas, uma população adulta, lenta para enfrentar os truques da cibercultura. É certo que a revolução tecnológica não chega a todos de forma igual Por mais estimulante que seja esta fase pela qual passamos, ainda enfrentaremos um momento de adaptação onde algumas correntes tecnológicas podem até mesmo mudar sua direção, porém, a interatividade está causando uma transformação irreversível nas estruturas de toda a civilização; este processo está longe do seu ápice e certamente, provocará ainda muitas mudanças, tanto nos hábitos, como na percepção e no pensamento humano. Assim como a convergência, que na sua concentração de mídias sobre um mesmo equipamento, deve alterar a forma como o usuário interage com os diversos suportes e linguagens, que a partir de agora tendem a dividir o mesmo espaço midiáticos. Uma vez que a direção em que a humanidade caminha é regida pelas condições econômicas, o futuro das evoluções no que diz respeito ao emprego de tecnologias interativas nos meios de comunicação, inclusive a criação da televisão digital dentro do computador, está hoje muito mais condicionada à aceitação desta interatividade pela população, do que propriamente da evolução tecnológica dos equipamentos. Apesar de apresentar uma incrível capacidade de estruturar a percepção pessoal a partir de fragmentos informacionais, a interatividade também obriga as pessoas a se manterem atentas às informações que as cercam, com isso só nos resta esperar até um futuro muito próximo para compreendermos efetivamente os desdobramentos desta evolução que terá seus efeitos marcados na história, muito mais no aspecto intelectual e cultural, do que no tecnológico.

Nenhum comentário: